A diferença entre transição e mudança

Nos dias de hoje, muito se fala sobre transição e mudança. Mas, poucas pessoas se orientam para entender melhor cada um desses conceitos.

A transição é um movimento consciente e motivado de passagem entre a situação atual e o futuro que ambicionamos. É o caminho, a jornada, a forma como escolhemos atravessar – é um processo interno. É a forma pela qual as pessoas lidam com a mudança na medida em que elas se despedem da maneira como as coisas funcionavam para acolher a nova forma, a maneira como as coisas passarão a ser.

Já a mudança é um evento externo, o acontecimento em si mesmo.

No apoio a transição, nosso papel é atravessarmos juntos, fortalecendo, amparando e descobrindo as verdadeiras forças que movem nossas vidas.

Pois, como a borboleta, estamos sempre em algum estágio de atividade: podemos estar no primeiro estágio, onde a ideia nasce, mas ainda não é uma realidade, é o estágio do ovo, o ponto de criação de uma ideia; o segundo estágio, da larva, é onde temos que tomar uma decisão; o terceiro estágio, do casulo, é o desenvolvimento do projeto, é fazer para realizar; o estágio final, a transformação, é deixar o casulo e voar, é a realização!

Para finalizar, quero citar meu poema preferido e sinalizar que não importa o que nos aconteça e o que poderá mudar em nossa trajetória. O importante é que não estamos sós. Nosso espírito indomável, segue sempre conosco!

Invictus

William Ernest Henley (1875)

Dentro da noite que me rodeia

Negra como um poço de lado a lado

Agradeço aos deuses que existem

por minha alma indomável

Sob as garras cruéis das circunstâncias

eu não tremo e nem me desespero

Sob os duros golpes do acaso

Minha cabeça sangra, mas continua erguida

Mais além deste lugar de lágrimas e ira,

Jazem os horrores da sombra.

Mas a ameaça dos anos,

Me encontra e me encontrará, sem medo.

Não importa quão estreito o portão

Quão repleta de castigo a sentença,

Eu sou o senhor de meu destino

Eu sou o capitão de minha alma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *