É possível termos e mantermos a paciência nos dias de hoje?

Há algum tempo venho estudando alguns temas como generosidade, gentileza, gratidão, paciência, persistência, compaixão, dentre outros. Em um mundo extremamente incerto, volátil, complexo e hiperconectado (leia mais sobre Complexidade e Necessidade de Transformação nos Negócios clicando aqui)  como cultivar algumas virtudes que mantém e assegura nossa humanidade? “A paciência de esperar é possivelmente a maior sabedoria …

É possível termos e mantermos a paciência nos dias de hoje? Leia mais »

Carreira, Talento e Vocação

Não há como pensar em preparar-se para a vida profissional sem falar sobre vocação, talento e carreira.  O avanço da tecnologia voltado para saúde e bem estar, com destaque para a medicina no desenvolvimento de vacinas, pesquisas de células tronco, valorização da alimentação saudável (orgânicos, veganos), etc… vêm impactando de maneira especial a longevidade. Viveremos …

Carreira, Talento e Vocação Leia mais »

O que é, de fato, a Inteligência Emocional?

Muito se fala em Inteligência Emocional e esse assunto, realmente, me apaixona.  Muitas perguntas nos vêm à mente quando começamos a refletir sobre esse assunto: O que é, de fato, a inteligência emocional? É possível desenvolver a inteligência emocional? A inteligência emocional é importante para que eu tenha sucesso no mercado de trabalho? As emoções …

O que é, de fato, a Inteligência Emocional? Leia mais »

Autoliderança: como exercitar a gestão de si mesmo?

Depois do texto que escrevi sobre os passos do autocoaching, algumas pessoas me responderam dizendo que fazer o autocoaching é uma tarefa muito difícil. Fiquei pensando muito sobre isso e acho que não existe resposta mágica, mas o caminho, o único caminho é a gestão de si mesmo, a autoliderança. Liderar a si mesmo é …

Autoliderança: como exercitar a gestão de si mesmo? Leia mais »

Autocoaching: o que significa isso?

Sempre converso com os meus clientes sobre a ferramenta poderosa que é o Autocoaching! Porém, ele precisa ser bem estruturado e planejado para dar bons resultados. Trata-se de uma autorreflexão sobre comportamentos e resultados, com métodos e objetivos definidos. Para realizá-lo com sucesso é preciso: – Ter consciência e responsabilidade sobre os próprios comportamentos; – Entender a …

Autocoaching: o que significa isso? Leia mais »