Como fazer para alcançar suas metas?

O novo ano está chegando e a pergunta que não quer calar é: Como fazer para alcançar as novas metas?

O objetivo desse pequeno artigo, não é falar sobre as metas, mas sim como chegarmos a elas.

Partiremos do pressuposto que você já identificou a sua principal meta para 2017 e então, vamos ao exercício: Pegue papel e caneta. Sim, papel e caneta! Não vale fazer no computador. Vamos trabalhar à moda antiga!

Primeira parte do exercício: Escolha uma meta para exercitarmos, não importa qual seja. Pode ser emagrecer, comprar um carro novo, alcançar uma promoção no trabalho, começar a namorar, se relacionar melhor com seu colega de trabalho, marido ou chefe, ou mesmo encontrar um novo emprego. Não importa o que você deseja alcançar, o método se aplica igualmente.

Desdobre a palavra META e a separe por letras, onde cada letra tem um significado para você refletir e escrever.

M= MANTER. O que você precisa manter para chegar ao seu objetivo? Liste pelo menos 3 coisas.

E= ELIMINAR. O que você precisa eliminar do seu repertório de ações para que seu objetivo se torne alcançável? Liste 3 coisas.

T= TRANSFORMAR. O que você precisa transformar em você mesmo para que sua meta possa ser atingida? Liste mais 3 coisas.

A= ADQUIRIR. E enfim, o que precisa adquirir para chegar à sua meta? Liste mais 3 coisas.

Segunda parte do exercício: Separe tudo o que escreveu em cada uma das letras e comece a desdobrar em ações práticas, perguntando para o seu ” O que”, ” Como?”.

Para ficar mais claro, vou usar como base o exemplo – “Me relacionar melhor com colega de trabalho, marido ou chefe”. Para o Manter posso escrever, por exemplo, diálogo. Desde que, obviamente, essa já seja uma conduta familiar para mim. Diálogo para algumas pessoas pode ficar em Adquirir ou até mesmo em Transformar.

Nessa segunda fase, o mais importante é refletir sobre tudo o que você escreveu depois de manter, eliminar, transformar e adquirir e perguntar: “Como manter, como eliminar, como transformar, como adquirir?”. Considerando o exemplo acima, no caso – diálogo, poderia ser: Chamar a pessoa envolvida na questão para conversar fora do ambiente de convívio e dizer a ela tudo aquilo o que você gostaria de melhorar na relação. E assim, você deve fazer para cada item, sucessivamente.

Coloque seu plano em ação o quanto antes e boa sorte no alcance de suas metas e objetivos em 2017!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *