Como lidar com as emoções e melhorar a performance no trabalho e na vida

como lidar com as emocoes

As emoções, ao contrário, do que muita gente pensa, são nossas aliadas para o alcance do sucesso na carreira e na construção de relacionamentos produtivos ao longo da nossa vida.

Como isso pode acontecer? As emoções não precisam ser ” controladas” no ambiente de trabalho?

É preciso começar a entender que tudo aquilo que eu controlo, nem sempre entendo. A proposta é entendermos melhor tudo o que  pensamos e sentimos para aprendermos a nos autogerenciar e poder aplicar as emoções nos momentos certos, com a pessoa certa e da forma correta.

Para quem assistiu ao filme ” Divertidamente” vai ficar fácil entender que  todas as emoções, todas elas, tem uma função importante na nossa vida e na construção de quem nós somos (nosso self). Negá-las ou controlá-las, nem sempre garante o nosso sucesso, mas gerenciá-las, pressupõe entende-las e tudo aquilo que eu entendo, ” a priori” se torna mais fácil de administrar.

Se aceito e entendo que fiquei com raiva porque alguém da minha equipe não entregou o relatório na hora certa para aquela reunião importante, consigo modular e graduar a minha reação. Consigo entender que, apesar de ser um bom funcionário, naquele dia, ele falhou. Isso pode não representar 100% de quem ele/a é. Consigo conversar com a pessoa, dar a ela um feedback, fazê-la entender que toda ação gera um resultado e deixá-la ciente das consequências do seu ato. Mas, se não aceitar ou tiver consciência do que estou sentindo e o motivo pelo qual estou sentindo, posso deixar de reagir ao acontecimento ou  ao fato e reagir à pessoa, de forma precipitada trazendo consequências, muitas vezes, desastrosas para a relação, levando ao arrependimento ou a resultados não desejados.

O autoconhecimento é o primeiro passo para entender as emoções e iniciar o processo de gestão de si mesmo para depois, e só depois, gerenciar e influenciar os outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *